Era uma vez...
Um país sem valores éticos e morais, no qual a melanina na pele das pessoas determinava sua posição na sociedade, condenando-as a "relações de trabalho" abomináveis e servis, asseguradas a ferro, fogo e força.
A injustiça, a crueldade e o sofrimento prevaleceram por longos e tristes anos, subjugando tradições, costumes, crenças, até que um novo horizonte se abrisse. Mas até as lágrimas de dor mantiveram irrigadas as sementes da resistência e da esperança que possibilitaram a, infelizmente demorada, mudança de rumo.
Essa mudança não trouxe consigo os reparos que minimizariam os estragos dos anos de barbárie. Mas superando adversidades, prognósticos sobrios e contrariando a vontade de alguns, venceram (ou vencemos) mostrando, dia após dia, o seu valor, força, capacidade e perseverança.
O país se ' melanizou ' e o espírito forte, de resistência, vive e corre nas veias de todos aqueles que deles descendem (ainda que não tragam na pele toda a beleza da melanina).
Esse país, chamado Brasil, 121 anos depois, já pode dizer seu nome com menos vergonha. Ainda percorrerá um longo caminho em busca da plena igualdade (hoje não mais racial, e sim, social). E se o país é, indiscutivelmente, maior e melhor que outrora, agradeça à negritude que ostenta em suas veias, conferindo as características mais nobres que são marcas desta Nação: força, garra, espontaneidade e vocação para sorrir (ainda que não faltem razões para chorar).
Um grande viva e um muito obrigado a todos aqueles que ajudaram a construir este país com sangue, suor e luta.
NEGROS QUE SENTEM A VONTADE DE FAZER A DIFERÊNÇA. NEGROS QUE SENTEM O DEVER DE VENCER NA VIDA. NEGROS QUE MOSTRAM QUE TODOS SÃO CAPAZES, INDEPENDENTEMENTE DA COR DA PELE. NEGROS COMO EU, QUE TEM ORGULHO DE SUA COR!
ELE: COM ESPERANÇA DE ENCONTRAR ALGUÉM PARA AMAR!
ELA: CONQUISTA, COM ATITUDE MEXENDO OS CABELOS!

Nenhum comentário:
Postar um comentário